Penteados afro

para mulheres negras

Tranças diversas, bantu knots, baby hair estilizado… Mulheres negras tem toda uma infinidade de possibilidades de penteados para enfeitar seus cabelos crespos e cacheados.

Reprodução Jasmine Brown

Além de serem ultra estilosos, eles são uma forma de se conectar com suas raízes, já que a grande maioria é de origem africana. 

Reprodução Yara Shahidi

Assim, junto com a beleza, esses penteados carregam ancestralidade e ajudam a fortalecer a identidade sócio-cultural, o que influencia diretamente na autoestima de quem usa.

É claro que os cabelos afro não são nenhuma novidade, mas por muito tempo eles deram uma sumida, uma vez que os fios extremamente lisos se tornaram padrão de beleza absoluto nos anos 2000. 

Reprodução Lucielle Assis

Todo mundo sonhava com aquele cabelo completamente chapado das revistas e a maioria das meninas começou a fazer alisamento químico ainda no início da adolescência.

Reprodução Nelly Musesuniform

Até que, por volta de 2015, começou um grande movimento em prol do cabelo natural e, de lá para cá, cada vez mais mulheres tomaram coragem para passar pela transição capilar e assumir a textura original de seus fios.

Reprodução Jacy Carvalho

“Coragem” porque dá trabalho e é difícil romper com um padrão estabelecido, mas vale a pena! – Esse movimento do cabelo natural sacudiu inclusive o mercado da beleza, que hoje em dia tem muuuitas opções de produtos para cuidar de cabelos crespos e cacheados. 

Atrelado a isso, os penteados de origem afro também foram retomando seu espaço, ganhando adaptações para os mais diversos estilos.

Reprodução Stella Chidozie / Foto Ananda Dinato

Selecionamos algumas inspirações maravilhosas para as mulheres negras que estão procurando referências para personalizar seus fios.

Reprodução Magavilhas

Lembrando que, por toda essa carga cultural e pelo símbolo de resistência ao racismo que esses penteados representam, não é indicado que mulheres de outras etnias reproduzam.

Josy Ramos / Cabelo Maia Boitrago / Make Gabrielli Brum

O cabelo é um símbolo tão poderoso na cultura negra que deve ser respeitado da mesma forma que uma coroa é.

Reprodução Samile / Foto Hick Duarte / Make Mika Safro

Clique aqui para ver mais inspirações

Reprodução Rahel Brhane