Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

O poder do Gua Sha! O DDB Investiga

30/07/21

Gua Sha é uma terapia milenar chinesa que consiste em “raspar” a pele utilizando ferramentas feitas de ossos de animais, porcelana ou pedra. Aqui no Ocidente, as mais conhecidas são as pedras de jade e quartzo-rosa; e acredita-se que a primeira tenha ação purificadora e a segunda proporcione vitalidade. Não dá para falar que Gua Sha é novidade — já citamos acima que é uma técnica milenar! — mas, quem diria, explodiu recentemente ao ser “descoberto” pelo TikTok. Apesar de velho conhecido de esteticistas e de amantes do skincare e da massagem facial, com alguma presença nas redes sociais, nada se compara ao boom de conteúdo sobre Gua Sha que aconteceu no TikTok: a hashtag #guasha já possui mais de 547 milhões de visualizações e inúmeros vídeos de testes e depoimentos sobre suas maravilhas, uma espécie de renascimento da técnica pelos olhos da Gen Z. Intrigada com tamanho rebuliço, a equipe DDB resolveu investigar o fenômeno.

Mas antes de contar a nossa experiência, vamos entender mais sobre a técnica — conversamos com a especialista Renata Montanhana, líder do Centro de Medicina Chinesa da Clínica Derma Vegan, para saber tudo. Segundo ela, os movimentos de raspagem feitos com Gua Sha no rosto ativam o fluxo sanguíneo, estimulam a circulação e eliminam toxinas, além de fazer um trabalho único de relaxamento dos músculos da face e do pescoço, que costumam ficar tensos impactando na leveza do rosto. O resultado? Efeito lifting, melhora no inchaço, feições mais definidas e pele com mais viço.

E não é só o rosto que pode se beneficiar das pedrinhas: na medicina chinesa, o Gua Sha costuma ser utilizado também nas costas, nádegas, braços e pernas. Historicamente o uso da técnica começou, na verdade, pelo corpo, enquanto no rosto era usado para tratar questões médicas como rinite, sinusite e paralisia facial – somente agora tem como finalidade a estética.

Quando utilizado no corpo, pode aliviar sintomas de várias condições, como enxaqueca, ansiedade, sintomas de TPM, sintomas da menopausa, insônia, síndrome de tourette (tiques), dores crônicas, artrite, fibromialgia e outras questões musculares, pois promove uma liberação miofacial.

Voltando ao rosto, Renata recomenda que o Gua Sha esteja limpo e seja utilizado com um creme ou óleo, para que o deslize seja mais eficiente. Raspe sua pele com movimentos curtos ou longos para estimular a microcirculação dos tecidos moles, promovendo movimento do Qi (energia) e o Xue (sangue). Pode ser usado todos os dias, lembrando que não é necessário fazer força nem colocar muita pressão para ter melhores resultados — muito pelo contrário, isso pode até machucar a pele. Controle a empolgação e foque em movimentos suaves.

E como são os movimentos? Eles devem ser feitos de dentro para fora da face, começando pelo pescoço e passando pela mandíbula, bochechas, olheiras, área abaixo da sobrancelha, nariz e testa (nessa última utilizando a pedra de baixo para cima). A quantidade de repetições varia de acordo com sua disponibilidade de tempo, mas os especialistas sugerem entre 10 e 15 em cada região. A versão mais completa do ritual leva de 7 a 10 minutos, mas dá para fazer mais curto — o importante é conseguir encaixar na rotina!

Ao pesquisar no Google, você pode achar alguns sites dizendo que a terapia não passa de placebo, mas é só utilizar a pedrinha por alguns dias que os resultados são literalmente visíveis. Tuyra Rosa, nossa Editora de Imagem, sentiu uma mega diferença em seu rosto. “Ele ficou mais desinchado, além de suavizar minhas linhas finas e principalmente o bigode chinês, que me incomoda bastante. Também notei que meus olhos ficaram maiores e mais abertos ao utilizar a técnica nas pálpebras. Meu rosto ficou mais definido como um todo. Fui registrando com fotos e ao ver os resultados nítidos, fiquei mais empolgada ainda para continuar usando”.

Tuy adaptou as três pedras do kit da Océane para as diferentes áreas do rosto e fez como manda o ritual: duas vezes ao dia, utilizando um creminho antes da raspagem.

Já para mim, por ter o rosto um pouco mais gordinho, senti pouca diferença na definição da mandíbula, mas minhas bochechas e olheiras ficaram definitivamente mais desinchadas. Além disso, senti que os produtos de skincare passaram a penetrar melhor na minha pele, além de senti-la mais iluminada e desintoxicada, acredito que por conta da melhora na circulação sanguínea. Não senti tanta facilidade em incluir na rotina, já que sou mais prática pela manhã, mas toda vez que tirava um tempinho para fazer a raspagem noturna, era satisfação e relaxamento na certa! Esse é um dos luxos do skincare que vale muito a pena investir, principalmente naquele Dia de Beauté especial.

Se você quer embarcar na onda dessa terapia milenar, aqui vão nossas recomendações de pedras:

Kit de massageadores Rose Quartz Gua Sha
Océane
Aqui
Facial Quartz Roller & Gua Sha Set
Océane
Aqui
Gua Sha
Quartzo Rosa
Glow Vibes
Aqui
Gua Sha
Jade
Glow Vibes
Aqui
Kit Skin Glow
Green Jade
Blink Lab
Aqui

{Fotos: reprodução Pexels Jill Burrow, Elina Fairytale e Pavel Danilyuk e Océane}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: