As marcas de maquiagem favoritas da geração Z

Esqueçam baby boomers e millennials, o mercado agora só tem olhos para os hábitos de consumo da Geração Z. E não é para menos: os nascidos entre meados da década de 1990 e 2010 representam 30% da população mundial.

No Brasil, eles são 24 milhões de consumidores ativos que estão mudando a forma como as marcas se comunicam e comercializam. Com uma forte presença na internet desde a infância (praticamente nativos digitais), essa geração é responsável por ditar tendências, promover vendas, esgotar produtos das prateleiras e influenciar uma legião de outros jovens.

Preocupados com o futuro e com o meio ambiente, esse grupo faz algumas exigências imprescindíveis na hora de realizar suas compras. Transparência, identificação e diversidade talvez sejam as palavras que mais representam seus valores, essa geração não quer ser enganada, pelo contrário, querem poder se enxergar nas campanhas e no time de funcionários.

Na beleza, procuram por preços acessíveis e produtos multifuncionais, optando sempre por empresas que valorizam a individualidade de todos os tipos de corpos e peles. Tamanha é sua preocupação com esses compromissos, que chegam a deixar de comprar das marcas quando essas não estão de acordo com os seus princípios.

As marcas de maquiagem favoritas da geração Z

“Eles são fortes apoiadores do movimento Clean Beauty. Suas escolhas de compra são cada vez mais orientadas pela qualidade dos produtos, origem dos ingredientes e efeitos ou perigos específicos dos produtos em sua pele. Eles estão intensamente focados em produtos naturais, sem parabenos, sem sulfato e sem fragrâncias artificiais.”, explica Fernanda Pigatto, Diretora Global de Marketing da BEAUTYSTREAMS.

Em um estudo recente publicado pela Forbes, 41% da Geração Z classificou os cuidados com a pele como os produtos em que mais gastam, provando que a pele saudável é de extrema importância para eles. Por já possuírem uma rotina de skincare mais regrada desde cedo, eles deixam de lado as bases de alta cobertura e a maquiagem pesada, optando por uma pele mais natural e olhos divertidos.

A maquiagem torna-se fonte de experimentação, com uma abordagem artística – o que antes era predominado pelo esfumadinho marrom e delineado preto, deu lugar a olhos coloridos, cheios de glitter e com aplicações de strass, honrando Euphoria, uma das séries mais populares dos últimos anos. Muitos embarcam também no movimento aesthetic, com seus desdobramentos Indiecore, Lovecore, Cottagecore e Fairycore.

Natural que o mercado acompanhe essa mudança de comportamento e os novos interesses, seja com o surgimento de novas marcas, seja na adaptação das já estabelecidas. Aqui estão as favoritas da Gen Z, que bombam nas redes sociais e formam uma comunidade de consumidores que engajam e recheiam suas necessaires e penteadeiras com seus produtos.

marcas de maquiagem favoritas da geração z no Brasil

No Brasil:
Bruna Tavares (aqui)
A marca que leva o nome da influenciadora é sucesso absoluto na internet. Um de seus produtos mais famosos, a sombra líquida BT Velvet foi até mencionada por Anitta em um vídeo para Allure. Outros sucessos da marca são o corretivo, a esponjinha bem macia, a base e os glosses. Vic entrevistou Bruna sobre sua trajetória e planos para a marca, leia aqui.

Vizzela (aqui)
Com uma estética colorida e embalagens super fofas, a Vizzela conquistou os consumidores com produtos de alta qualidade e preço amigo. A marca já chegou com uma grande gama de tons para os produtos de pele e foi rápida para atender a demanda de maquiagens bem coloridas, além de ter também skincare no portfólio. Recomendamos os delineadores coloridos e o bb cream, que tem cobertura na medida certa.

Dailus (aqui)
Famosa pelos seus esmaltes, a Dailus passou por uma repaginada tanto no visual e na comunicação, quanto na gama de produtos, aumentando o portfólio e a qualidade também. A caneta delineadora da marca é considerada uma das melhores do mercado e o corretivo em bala também faz muito sucesso. Dailus embarcou na onda das assistentes virtuais e sua Dai representa bem a Geração Z.

Océane (aqui)
A marca que começou com lencinhos para remover esmalte, tornou-se uma das maiores referências em maquiagem e skincare atualmente. A Océane traz uma gama de pincéis que estão entre os favoritos da Vic e produtos super coloridos e pigmentados. A parceria com a influenciadora Mari Saad rendeu bons frutos, com hits como a esponjinha Flat Blend e a sombra líquida Shine & Glow.

Quem Disse, Berenice? (aqui)
Maquiagem, skincare, perfumaria e agora body care. A marca foi pioneira em produzir uma base de acabamento hidratante aqui no Brasil, quando se popularizou o uso da pele mais glow na maquiagem. O mais recente lançamento de QDB é uma linha em parceria com a influenciadora Rafa Kalimann que aposta no combo iluminação + tratamento.

Care Natural Beauty (aqui)
Orgânica, livre de crueldade animal e vegana. Além disso, a CARE é super envolvida em causas sociais, ajudando mulheres em situação de vulnerabilidade. Seu portfólio conta com maquiagem e skincare, e fazem sucesso o DUO blush & iluminador e o hidratante labial LipCARE.

Linha Intense by Manu Gavassi (aqui)
Não se falava sobre outros produtos na internet quando Manu Gavassi lançou sua segunda linha com O Boticário, recheada de produtos em cores pastel super pigmentados, para quem quiser replicar as maquiagens divertidas que viraram marca registrada de Manu. A palette multifuncional e a caneta delineadora 4 cores são verdadeiros parques de diversão para explorar e experimentar makes diferentonas.

Fenty Beauty (aqui)
Rihanna causou um abalo sísmico na indústria da beleza ao lançar sua marca própria, que traz a diversidade no DNA e tem bases e pós compactos em 50 tons diferentes – impossível não achar um que seja perfeito para você. O Gloss Bomb e os iluminadores Killawayt também são queridinhos. À venda na Sephora.

marcas de maquiagem que a geração Z ama no mundo

No mundo:
Glossier (aqui)
Possivelmente as embalagens rosas mais desejadas do mundo da beleza. Uma das primeiras marcas nativas digitais, a Glossier nasceu do site Into the Gloss, foi pioneira na construção de uma comunidade forte para co-criar produtos e surfou a onda do boom do skincare. Com filosofia “pele em primeiro lugar” e estética clean, suas maquiagens não entregam muita cobertura e possuem texturas bem levinhas, brincando com cores e acabamentos diferentes. O corretivo Stretch, a máscara de cílios Lash Slick e o blush cremoso Cloud Paint são alguns de seus hits.

E.L.F (aqui)
A marca cujo nome significa Eye. Lip. Face. (Olhos. Lábios. Rosto.) é uma das mais acessíveis dos Estados Unidos e 100% vegana. Dentre os seus produtos mais vendidos estão o CC Cream e o Putty Primer, que promete reduzir a dilatação dos poros.

Morphe (aqui)
“Na Morphe, não existem regras”. Lançada em 2008 em Los Angeles, a marca americana começou criando pincéis profissionais com preços acessíveis, mas soube acompanhar os desejos dos consumidores por paletas de sombras e maquiagens coloridas e explodiu no Instagram. Hoje tem inúmeras paletas de sombras das mais diversas cores, iluminadores, batons e glosses que vivem aparecendo nos vídeos dos criadores de conteúdo digital da Gen Z.

NYX (aqui)
Talvez a NYX já tenha até feito parte da sua nécessaire – a marca teve uma curta passagem pelo Brasil entre os anos de 2017 e 2019. Entre os produtos que fazem mais sucesso mundo afora estão a cola transparente para sobrancelhas e a caneta delineadora à prova d’água.

Covergirl (aqui)
Criada em 1961, já teve celebridades conhecidas no mundo inteiro estrelando suas campanhas – Katy Perry, Rihanna e Ellen Degeneres são algumas delas. Com uma estratégia ágil, se manteve relevante para a Gen Z, que ama o BB cream e a base com acabamento mate, os batons em bala e líquidos e os lápis de olhos.

Lime Crime (aqui)
A marca criada em Los Angeles é sucesso absoluto desde 2008. Apostando em produtos coloridos e até inusitados como o batom Velvet Matte no tom preto e o arco íris de tintas capilares, a Lime Crime também segue por dentro das novas tendências de beleza e mercado. Reflexo disso é o Instagram da marca que engloba a pluralidade e a diversidade de seus consumidores.

{Fotos: reprodução Instagram @covergirl, @sophdelucca, @rowisingh, @sylvurdust, @cutcreaser, @isabelleikpeme e @beatsbylizzie}