Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dias planetários: astrologia ensina a melhorar a rotina de cuidados pessoais

11/06/21

Preguiça na segunda-feira e muita coisa para fazer no sábado? Não é só você! Quem criou a forma como trabalhamos hoje com certeza não conhecia a astrologia… Se conhecesse, saberia que as segundas são repletas de energia da lua — o que nos faz mais intuitivas e muito menos produtivas, ou realmente “no mundo da lua”! Já os sábados, regidos por Saturno, são dias de mais responsabilidade e estrutura.

Por essa história ser muito antiga, ela carrega uma sabedoria diferente. E essa visão astrológica mais ampla pode nos ajudar a ter uma dinâmica de vida mais saudável. É aprender a surfar com a onda, ao invés de nadar contra a corrente, sabe?

Já reparou que em inglês e espanhol, por exemplo, o nome dos dias da semana são inspirados nos planetas e luminares? Como em “Sun-day”, ou Dia do Sol, para o domingo em inglês. Ou “Lunes”, em referência à Lua, para as segundas-feiras na língua espanhola.

A seguir vou te ajudar a honrar cada uma dessas energias planetárias, com dicas práticas de autocuidado e beleza para melhorar sua rotina, trazer mais bem-estar, menos ansiedade…

Ah, legal falar também que, consultando uma astróloga, é possível trazer mais nuances pessoais para tudo que está descrito abaixo levando em consideração seu próprio mapa natal. Mas saiba que não tem jeito certo ou errado de focalizar essas energias, o importante é experimentar sempre! Vamos nessa?

Quem criou a forma como trabalhamos hoje, com certeza, não conhecia a astrologia…

Segunda-feira: dia da Lua

A Lua é a regente das segundas-feiras. E quando digo “regente”, quero dizer: rainha, dona, beyoncé-no-superbowl das segundas-feiras.

Agora pare e reflita: ao olhar para o astro durante a noite, o que você pensa? Em beleza, encanto, mistério… Nenhuma dessas características parece ideal para um dia superprodutivo, né? Pois é!

Como honrar a energia lunar na segunda-feira:

Esse dia que pede tanto da nossa intuição é melhor aproveitado se fizermos as coisas aos poucos. A principal indicação aqui é ir mais devagar nas primeiras horas da manhã — troque o café puro por um bom chá revigorante, por exemplo, e adicione uma prática de yoga ao acordar. Aproveite para ter momentos de pausa ao longo do dia, nos quais a meditação é muito bem-vinda.

Depois de horas nas telas do home office, vale o dia de beauté dos sonhos: um banho à luz de velas cheirosas e uma auto massagem com óleos calmantes (como os feitos com lemongrass). É bom deixar um caderninho por perto, já que o astro é regente das nossas inspirações — são nesses momentos inesperados que surgem as boas ideias.

Se você for se embelezar nesse dia, saia do prateado óbvio em referência à Lua e capriche em todas as texturas que refletem brilho: vá de hidratantes e primers iluminadores à gloss transparente nos lábios. Usar branco ou azul claro é uma ótima forma de atrair e irradiar essa energia.

Terça-feira: dia de Marte

Já teve a impressão de que é nas terças-feiras que os dias de trabalho realmente começam? É quando temos a energia abundante de Marte, o planeta do ímpeto de ação e do desejo.

Como honrar a energia de Marte na terça-feira:

Aquela névoa típica da segunda já passou e as vibrações parecem estar mais altas. Por isso, é um bom momento para começar o dia com um exercício físico mais revigorante, já que esse planeta também tem uma conexão com nosso senso de força e energia.

Uma sessão de dry brushing antes de encarar o home office também é uma boa pedida — a técnica milenar da ayurveda ajuda a ativar a circulação sanguínea e também traz diversos benefícios para a saúde. Uma limpeza energética mais que merecida num dia que tende a pedir o nosso impulso vital.

Vale também investir seus esforços naquelas tarefas que precisam de confiança e de um empurrãozinho a mais.

Ah, esse não é o melhor dia para uma imersão tão caprichada no skincare. Com toda a gentileza que suas etapas pedem, pode rolar uma impaciência com os cremes e máscaras no rosto, sabe?

Já a beleza, sim, pode receber uma boa força desse planeta. E a pergunta é: o que te traz confiança? É o combo batom vermelho + rímel poderoso? Então invista nisso. O importante é entender como responder essa pergunta e então partir para a ação.

Quarta-feira: dia de Mercúrio

Abram alas: ele é o primeiro planeta que encontramos depois do Sol! Circulando bem rápido pelo céu, Mercúrio é o grande mensageiro cósmico, responsável por nossa mente e nossos pensamentos, pela lógica, intelecto e vários tipos de comunicação. É daí que vem a fama do tão temido “mercúrio retrógrado!”

Como honrar a energia de Mercúrio na quarta-feira:

Aqui ele te ajuda em vez de te atrapalhar. Precisa de um dia para se organizar? Quarta-feira. Precisa escrever, responder emails, mensagens e fazer reuniões? Quarta-feira! E pra começar esse dia super vocal, que tal abrir os olhos e escrever seus pensamentos e ideias em um caderno?

As quartas também são propícias para mergulhar em um bom livro ou escrever uma carta cheia de boas intenções para seu eu do futuro. Mas a verdade é que não existe melhor jeito de aproveitar essa energia do que passar um tempo com as amigas — nem que seja virtualmente. Vale abrir um vinho e convidar aquelas pessoas mais próximas para botar o papo em dia. Surgiu vontade de fazer um podcast? Anote as ideias com elas! Quais tópicos vocês falariam?

Quinta-feira: dia de Júpiter

Já percebeu que a animação do final de semana começa na quinta? É porque o gigante festivo que expande as nossas fronteiras trás os seus presentes nesse dia. Ele é relacionado com a energia de Sagitário, signo que carrega consigo um arco e flecha. A pergunta chave aqui é: para onde sua flecha vai apontar nesse dia?

Como honrar a energia de Júpiter na quinta-feira:

Esse é o dia propício para rituais. Então um bom jeito de começar as manhãs de quinta é acender velas e incensos, além de reservar um momento especial para conversar com si mesma, expressar sua gratidão e refletir sobre o que você já alcançou. Se seu jeito for de menos conversa e mais ação, vale colocar uma boa música e dançar pela manhã.

As quintas são os melhores dias para aumentar a nossa perspectiva, pensar mais alto ou tentar visualizar outros futuros. Então é um bom momento para fazer tudo aquilo que está meio bloqueado ou precisando de inspiração.

Esse pode ser o dia ideal para tentar coisas diferentes relacionadas à beleza: testar aqueles gadgets tecnológicos ou mergulhar nas últimas tendências de beauté que surgem por aí – cottagecore, indiecore, fairycore, uma nail art diferente…

Não existe jeito certo de focalizar as energias planetárias. Ouça a sua intuição e experimente sempre!

Sexta-feira: dia de Vênus

Quando chega a sexta a nossa sensação é: “chegou o grande dia!” — e isso nem é só porque o final de semana está aí. Regente do amor, das relações e da beleza, é na sexta que ficamos extra inspiradas e com o olhar voltado para o belo.

Como honrar a energia venusiana na sexta-feira:

Aqui o autocuidado pode aparecer das mais diversas formas. Você pode começar o dia com um café da manhã inspirado, repleto de memórias afetivas. Regar e cuidar das plantas também vai trazer esse senso de conexão e beleza que estão abundantes no ar.

E o encanto está presente… Guarde algumas horas do dia para olhar para as suas roupas no armário e escolher um look espetacular. Pode se jogar na beleza também: faça skincare e coloque no rosto o que faz você se sentir linda. Aposte em muito brilho e iluminador no corpo também! Na minha cabeça, a imagem perfeita da energia vensusiana é ninguém menos que Rihanna na frente do espelho aplicando camadas e camadas de seu iluminador-febre da Fenty Beauty, o Killawatt.

Enquanto um love song clássico toca ao fundo, acho que é hora de uma selfie, né?

Sábado: dia de Saturno

Sempre guardamos altas expectativas para aproveitar o sábado com muito lazer. No entanto, por ser regido por Saturno, o planeta da estrutura, muitas vezes o momento é propício para atividades que precisam de responsabilidade, ou até mesmo fazer o que quer que seja que você não fez durante a semana…

Como lidar com a energia saturnina no sábado:

Para não deixar esse dia te sugar, faça uma lista do que você precisa fazer ao acordar. Depois disso, só vai!

Quer espairecer e ao mesmo tempo se embelezar? Sábado é um bom dia para maratonar vídeos de maquiagem no YouTube ou no Instagram. Como Saturno é o rei da disciplina, o fim de tarde, por exemplo, é um ótimo momento para aprender uma técnica nova de maquiagem.

Estudar sobre combinações de cores, pegar boas referências em filmes clássicos e até treinar aquele delineado pra sair mais fácil – vale tudo que precisar de empenho! No make, é um bom dia para menos brilho e novidades e mais simetria: tudo que for mais certinho vai cair bem!

Um bom ritual pode ajudar a espairecer a cabeça no fim do dia: um bom blend de chás + escalda pés com plantas e essências acordam a bruxinha dentro de você. Está difícil para cair no sono? Confira nosso guia para dormir melhor — que inclui um spray repleto de bons aromas para aplicar no travesseiro e não sofrer com a insônia.

 

Domingo: dia do Sol

Chegamos ao último dia da semana! O Sol, com todo seu poder iluminador, regenerador e essencial pra nossa vida, é um dia de celebrar o seu eu — e de celebrar a vida toda também!

Como aproveitar a energia solar aos domingos:

Aqui, a pedida é fazer tudo o que te traz vitalidade e que te lembra sua essência. Tente se expressar de todas as formas — cantando, escrevendo, dançando, se embelezando. Os rituais de conexão pessoal vão ser definidos quando você responder a pergunta: o que me faz brilhar?

Para começar o dia, nada melhor do que pegar um pouco de sol e ativar a vitamina D. Se você está no pique de se maquiar, vale fazer a beleza mais inspiradora que conseguir imaginar — se der para adicionar o tom amarelo, perfeito!

As tardes são propícias para deixar seus cristais serem banhados pela energia da luz solar. Jaspe vermelhos e calcitas são ótimas para se ter por perto nesse e em outros dia, pois ajuda a trazer vitalidade e otimismo para a rotina.

 

Julia Anadam é taróloga, jornalista, artista visual e apaixonada por moda e beleza.

{Fotos: reprodução Pexels e Fotografia Eliza Alves / Modelo Luisa Ambrosio, Instagram @pompomsquad, @brenaover / Foto @czlowiek_pelen_absurdu / make @magdalena_bryl_, @dymphdegooijer, @thelightsalon, @hunterschafer, @ling.kt, @torinashtun, @nyane, @barbiesclutter e @michellenorrisphoto / Foto @liaxiomara}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: