Sobrancelhas naturais arrepiadas são a febre do momento

As sobrancelhas são a moldura dos olhos e influenciam diretamente nas nossas expressões e na harmonia facial. É possível reconhecer Cara Delevingne, Audrey Hepburn e Lily Collins, donas de supercílios marcantes, apenas olhando para essa área. E como não citar as – possivelmente mais famosas do mundo – sobrancelhas de Frida Kahlo?

Assim como acontece com a maquiagem e com o cabelo, a forma de estilizar essa região foi mudando ao longo dos anos. Enquanto na década de 1920 a moda era tê-las em uma espessura bem fina, na de 1930 o ideal era arredondá-las. Já nos anos 1950, ficaram populares as mais grossas e arqueadas, que afinavam nas pontas. Isso para citar apenas algumas das muitas tendências que atravessaram o último século. Pois se formos definir a sobrancelha do momento olhando para 2020/2021, não há dúvidas: as naturais e arrepiadas estão dominando geral. Mas antes de mergulhar nesse look específico, vamos a um pouco de contexto…

Como toda modinha, essas transformações são cíclicas e, de 2010 para cá, pudemos observar de pertinho a febre da sobrancelha destacada com o uso de lápis, sombra e delimitação bem marcada com corretivo mais claro, sem deixar nenhum pelinho aparente para fora do desenho – reflexo total do fenômeno que eram as Kardashians na época.

Nesse período, se popularizou o método da micropigmentação, uma tintura permanente parecida com tatuagem que promovia preenchimento e coloração. Salvação para quem tinha os fios clarinhos ou muitas falhas e não queria usar a grande quantidade exigida de produto para atingir o design perfeito.

Depois de uma longa hegemonia desse estilo, mais recentemente explodiu uma nova forma de se apresentar as sobrancelhas: com bastante volume e independência. Algumas mulheres já vinham entrando nessa onda há algum tempo (inclusive a Vic, que contou tudo sobre o processo de largar totalmente a pinça e deixar os fios naturais nesse post aqui), mas ela se intensificou com a pandemia, virando praticamente uma tsunami.

“O mundo da beleza vem acompanhando a revolução das quebras de padrões e se desconstruindo. Fugindo do padrão da perfeição, com a pele impecável, muito contorno e edições pesadas nas fotos, e apostando cada vez mais em visuais mais naturais. Assim como está abraçando a ideia da individualidade e de que a verdadeira beleza está em se sentir bem consigo mesmo”, comenta Giovanna Migliori, National Brow Artist da Benefit.

As restrições e os salões fechados contribuíram para muita gente se libertar do perfeccionismo, deixando de lado a pinça (e a cera) e enfim enxergando o formato natural dos supercílios. Para dar uma ajeitadinha nos fios e levantar o olhar, virou uma febre usá-los bem penteados para cima, como se tivessem arrepiados, estilo que ficou conhecido como soap brows.

O motivo do nome é simples: muitas pessoas usam sabonete de glicerina transparente e uma escovinha de sobrancelhas (mas também funciona super com uma de dentes ou com um pincel de rímel lavado) para chegar nesse visual deixando os fios firmes para cima o dia inteiro. Basta molhar um pouquinho o sabonete com algumas gotinhas de água ou com spray fixador, esfregar a escova na parte molhada e passar na sobrancelha penteando para cima. Voilà, look tendência em poucos minutos.

Para a nossa alegria, já existe no mercado uma gama enorme de máscaras e géis fixadores prontos para nos proporcionar a tão sonhada soap brows com mais praticidade – tanto opções transparentes, que apenas fixam tudo, quanto pigmentadas, perfeitas para fios mais clarinhos que pedem um toque extra de cor e volume.

Quem sente a necessidade de corrigir algumas falhas aqui e acolá, ou quer dar uma aumentada de leve no desenho natural, também encontra todo um arsenal de lápis que prometem um resultado mais natural. “Não é necessário desenhar a sobrancelha toda, vá primeiro entendendo o que ela precisa e depois preencha aos poucos”, explicou Krisna, maquiador queridinho das celebridades, para a Vic em uma live cheia de dicas maravilhosas sobre o assunto no ano passado – relembre aqui como foi.

Também quer se jogar nas sobrancelhas arrepiadinhas? A seguir, uma seleção de produtos maravilhosos para ajudar você nessa missão.

Produtos para preencher as sobrancelhas de forma natural

. Mascara Incolor Cílios/ Sobrancelhas – Tracta (aqui)
. Máscara para Sobrancelha Make Me Brow – Essence (aqui)
. Gel de Sobrancelha 24h setter – Benefit (aqui)
. Gel de Sobrancelha Gimme Brow – Benefit (aqui)
. Kit de Sobrancelhas – Sephora (aqui)
. Gel Fixador Estimulante de Sobrancelhas – Marina Smith (aqui)
. Sabonete Glicerina – Granado (aqui)
. Pincel para Sobrancelhas – Océane (aqui)
. Lapiseira para Sobrancelha BT Browshape – Bruna Tavares (aqui)
. Gel Incolor para Sobrancelhas – Dailus (aqui)

{Fotos: Reprodução Instagram}