Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Raspar a língua: saiba mais sobre esse hábito e prepare-se para incorporar na rotina

29/03/21

Em mais uma colaboração chiquérrima da jornalista de beleza Luiza Souza para o DDB, ela desvenda os benefícios do ritual de raspar a língua.

Os rituais de bem-estar invadiram nossa rotina – hoje esfoliar a pele a seco e fazer massagem facial com um rolinho de quartzo nos deixam tão animadas quanto quando éramos apresentadas a uma nova paleta de sombras num passado não tão longínquo. Pode ser o ritmo acelerado que a vida tomou com as redes sociais, o estresse que acomete uma boa parte da população mundial (segundo o The American Institute of Stress, 33% das pessoas relatam se sentir extremamente estressadas) ou até o surgimento do Goop, portal da musa holística Gwyneth Paltrow…. a questão é que praticar mindfulness, yoga, escrever morning pages e até fazer um ritual caprichado de skincare virou uma chavinha importante de que o autocuidado é necessário e urgente – e o mercado por trás disso só faz crescer.

Bem, uma longa introdução para falar de um outro hábito, até que bem simples, que tem sua origem na Ayurveda, que incorporei e nunca mais larguei: raspar a língua pela manhã. Lembro que eu era pré-adolescente a primeira vez que vi um raspador de língua na farmácia. Mas, justamente, ele era uma ferramenta de farmácia, feito de plástico, algo que remetia a consultório odontológico e era esteticamente pouco atrativo. Quando há dois anos a Holistix, portal brasileiro que mistura experiências, conteúdo e venda de produtos holísticos e com pegada wellness, me enviou um raspador de língua de cobre (material naturalmente antibacteriano), achei o item lindo e a promessa tentadora… na hora me deu vontade de experimentar!

A função dele é realizar um detox natural e incrementar a higiene bucal. Segunda a Ayurveda, de onde este ritual nasceu, durante a noite o nosso corpo elimina toxinas que ficam paradas na língua, formando aquela película branca que todo mundo acorda com. A ideia é usar o raspador para retirar as bactérias dali e começar o dia com essa desintoxicação mecânica. Para dar certo, tem que ser uma das primeiras coisas a serem feitas no dia, antes mesmo de beber água ou escovar os dentes – isso porque ao ingerir algo antes da eliminação, estaríamos levando as toxinas para dentro novamente.

Não vou negar que no começo o processo é meio incômodo, principalmente porque pode dar uma certa ânsia. Por isso, é indicado não raspar com força nem usar a ferramenta no fundo da língua, perto da garganta. “Comece raspando bem suavemente e da metade para fora da língua. Com a prática, a confiança surge intuitivamente sobre como fazer a raspagem no dia a dia”, ensina Lívia de Bueno, comunicadora e expert em autoconhecimento e espiritualidade, adepta da Ayurveda desde 2015.

Lívia começou a estudar esta ciência milenar e, junto com a raspagem de língua, pratica o oil pulling – em português conhecido como bochecho com óleo -, outro hábito que vem da Índia e que deu bastante o que falar há alguns anos, quando o wellness engatinhava ainda lá fora. Trata-se de um bochecho longo, de pelo menos 15 minutos, feito com algum óleo vegetal, como óleo de coco ou de girassol. Assim como raspar a língua, o ato também promete retirar as toxinas que se alocam pela região da boca. “Em primeiro lugar sinto um alívio! É realmente maravilhoso perceber a língua sendo limpa. A higiene bucal fica muito mais eficiente”, relata Lívia, que antes de usar o raspador de cobre da marca costumava usar uma colher para fazer a raspagem.

Segundo a Holistix, que vende raspadores feitos de 100% cobre (aqui) e uma versão de aço inoxidável aqui (aliás, a ferramenta foi o primeiro produto criado por eles), uma língua limpa ajuda também a sentir melhor o sabor dos alimentos e melhora a digestão – como sabemos, este processo começa pela boca. Estudos na área da odontologia demonstram que o raspador é mais eficaz que a escova para remover bactérias.

Pessoalmente, me sinto mais limpa e pronta para começar o dia cuidando de mim raspando a língua e imaginando aquelas toxinas indo embora… se o ritual vier seguido de uma sessão de yoga, é certeza de uma manhã mais relaxada e good vibes… Experimente!

{Fotos: reprodução Instagram @holistix e @liviadebueno}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Raspar a língua: saiba mais sobre esse hábito e prepare-se para incorporar na rotina”

Há 2 semanas iniciei a limpeza da minha língua, após ler os benefícios que isso traz. E posso afirmar que já notei algumas mudanças em mim para melhor.
Iníciei fazendo com a própria escova de dentes, mas logo passei a utilizar uma colher inox, e estou adorando.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: