Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Inspirações de penteados afro lindíssimos para mulheres negras arrasarem

23/07/20

Tranças diversas, bantu knots, baby hair estilizado… Mulheres negras tem toda uma infinidade de possibilidades de penteados para enfeitar seus cabelos crespos e cacheados. Além de serem ultra estilosos, eles são uma forma de se conectar com suas raízes, já que a grande maioria é de origem africana. Assim, junto com a beleza, esses penteados carregam ancestralidade e ajudam a fortalecer a identidade sócio-cultural, o que influencia diretamente na autoestima de quem usa.

É claro que os cabelos afro não são nenhuma novidade, mas por muito tempo eles deram uma sumida, principalmente aqui no Brasil, uma vez que os fios extremamente lisos se tornaram padrão de beleza absoluto nos anos 2000. Todo mundo sonhava com aquele cabelo completamente chapado das revistas e a maioria das meninas começou a fazer alisamento químico ainda no início da adolescência.

Até que, por volta de 2015, começou um grande movimento em prol do cabelo natural e, de lá para cá, cada vez mais mulheres tomaram coragem para passar pela transição capilar e assumir a textura original de seus fios (“coragem” porque dá trabalho e tem toda essa questão de romper com um padrão estabelecido, mas como vale a pena!) – esse movimento do cabelo natural sacudiu inclusive o mercado da beleza, que hoje em dia tem muuuuito mais opções de produtos para cuidar de cabelos crespos e cacheados. Atrelado a isso, os penteados de origem afro também foram retomando seu espaço, ganhando adaptações para os mais diversos estilos.

Na galeria abaixo, selecionamos algumas inspirações maravilhosas para as mulheres negras que estão procurando referências para personalizar seus fios e também organizamos esse board no Pinterest com muitas outras. Vale também ficar de olho no Instagram @diadebeaute que toda semana tem post com dicas de penteados afro explicando um pouco mais sobre suas origens e indicando tutoriais feito por mulheres negras para copiá-los.

Lembrando que, por toda essa carga cultural e pelo símbolo de resistência ao racismo que esses penteados representam, não é indicado que mulheres de outras etnias reproduzam. O cabelo é um símbolo tão poderoso na cultura negra que deve ser respeitado da mesma forma que uma coroa é.

{Fotos: reprodução Instagram}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

One reply on “Inspirações de penteados afro lindíssimos para mulheres negras arrasarem”

Gostei dos penteados, faz anos q estou usando cabelo afro .
Gostaria de ver alguns penteados p cabelo curto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: