Kit de manicure para se aventurar no mundo da nail art

Aqui no Dia de Beauté, somos apaixonadas por nail art e notamos que, em tempos de quarentena, o interesse pelo assunto está só aumentando. As inspirações estão bombando super no nosso Instagram @diadebeaute e tem váárias leitoras se arriscando em decorar as unhas por conta própria e compartilhando com a gente nos Stories – eu mesma embarquei nessa missão e tenho mega me divertido fazendo experimentos variados nas minhas unhas. De verdade? É terapêutico!!!

Então achamos que seria legal dar uma mãozinha além das referências babado que compartilhamos sempre e preparamos uma lista de materiais – alguns fundamentais, outros nem tanto – para você incrementar o seu kit de manicure e arrasar cada vez mais. Listamos desde os itens para cuidados básicos (incluindo a parte de limpar as cutículas que você pode pular se preferir) até algumas ousadias para os mais diversos interesses criativos. Se você ainda não entrou nessa onda, fica o convite: é hiper relaxante e um jeito divertidíssimo de passar o tempo – especialmente útil se você está se sentindo drenada e quer dar uma escapada da vida real por alguns instantes. E ainda termina com unhas incríveis!

Para colorir ainda mais a imaginação de vocês, vale conferir esse post aqui recheado de nail arts lindas e delicadas e esse outro aqui com artes mais cool e diferentonas que estão hiper em alta. Temos também esse post com dicas de cremes para cuidar das unhas e das cutículas entre uma nail art e outra.

Vamos ao kit!

. Emoliente cutícula
É o primeiro passo para quem quer tirar as cutículas. Passe em todas e deixe agindo por alguns minutinhos para amaciar e facilitar a retirada.

. Empurrador de cutículas
Fica ainda mais fácil tirar as cutículas se você der uma empurradinha em direção à pele com essa ferramenta. Assim ela fica mais gordinha e você corre menos risco de se machucar, e garante que vai tirar só o excesso.

. Alicate de unhas
Se nunca usou, tem que tomar muito cuidado nas primeiras vezes para não fazer bobagem. Tire apenas o excesso de cutícula para o acabamento do esmalte ficar mais caprichado. Curiosidade: tirar totalmente as cutículas é um hábito bem brasileiro, e a verdade é que quanto mais você remove, mais pele tem – vale o exercício de desencanar, focar na hidratação e ver como não é totalmente necessário!

. Lixa de unhas
Existem lixas de diversos materiais. As mais básicas já dão conta do objetivo que é diminuir e dar formato às unhas, mas são descartáveis. Tem também lixas com texturas diversas, incluindo para polir e dar brilho às unhas antes de partir para base, esmalte e afins.

. Removedor de esmalte
O nome já diz, né? Serve para tirar o esmalte. Prefira as versões sem acetona, porque agridem menos as unhas.

. Palito de madeira
Fundamental para limpar os cantos da unha após a segunda camada de esmalte e também para remover o que ficou borrado para fora (a explicação completa está no parágrafo do algodão).

Também é uma ferramenta maravilhosa para fazer desenhos com esmalte. Você coloca uma gota sobre alguma superfície e vai molhando a ponta do palito aos poucos nela para o traço ficar delicado – dá muito mais controle que usar o próprio pincel do esmalte.

. Algodão
Serve para remover o esmalte junto com o removedor químico. Precisa ser a versão em bolas para usar também na hora de limpar o excesso de esmalte nos cantinhos. Você molha o palito no removedor, enrola no algodão para criar uma espécie de cotonete pontudo, molha de novo no removedor e limpa ao redor da unha.

. Base
A base serve para proteger as unhas e garantir a durabilidade da esmaltação. Você pode optar pela versão fortalecedora se as suas unhas forem mais fracas e quebradiças.

. Esmaltes
Dispensa explicação né! Há inúmeras as cores e acabamentos. Escolha as que mais combinam com você e com os desenhos que quer fazer.

. Pincel fino
O melhor amigo para desenhar nas unhas com precisão. A aplicação deve ser feita da mesma forma que é feita com o palito, mas o pincel amplia as possibilidades. Com ele, é ainda mais fácil fazer traços longos e desenhos mais delicados.

. Pincel boleador
Esse já é um nível 2 para brincar de nail art. São pincéis metálicos com pontas arredondadas de diversos tamanhos para bolas e traços com mais precisão.

. Enfeites para Nail Art
Existe toda uma infinidade de enfeites: glitter flocado, pedraria, desenhos de silicone, detalhes dourados e prateados, entre outros. Aplique sobre o esmalte ainda úmido com a ajuda de um palito ou pincel boleador e passe uma camada de top coat por cima.

. Esponja
Esse é o segredo para fazer efeito degradê nas unhas. Você molha a esponja no esmalte e aplica com delicadeza nas unhas – uma só vez onde for mais claro e várias vezes onde for mais escuro. Pode usar uma esponja de maquiagem mesmo.

. Fita Adesiva
A mesma que a gente usa para colar cartazes. Ela é um ótimo apoio para cobrir partes da unha e criar linhas retas e desenhos precisos. Lembre-se só de deixar o esmalte que ficará embaixo secar antes de colar o adesivo para não estragar tudo.

. Base fosca
É super cool brincar com texturas diversas de esmaltes na mesma mão e as bases foscas são perfeitas para contrastar com o acabamento acetinado dos esmaltes. Uma única unha fosca já dá um tcham! Também fica lindo o acabamento fosco na mão toda. Passe a base fosca por cima de tudo para finalizar a manicure.

. Top Coat
Assim como a base fosca, vem por cima do esmalte e da nail art. Ajuda a garantir maior durabilidade.

. Secante
Esse é para os dedinhos nervosos que mal terminam de ser pintados e já borram. Aplique como último passo para o esmalte secar mais rápido.

Sugestões de produtos:

. Cuide-se Bem Mani & Pedi Amolecedor para Cutícula – O Boticário (aqui)
. Amolecedor de Cutícula Óleo de Algodão – Ideal (aqui)
. Removedor de Esmaltes – Risqué (aqui)
. Removedor de Esmaltes – Granado (aqui)
. Removedor de esmalte Vitamina F + Pantenol – Beauty Color (aqui)
. Alicate de Unhas – Kiss Ny (aqui)
. Alicate de Cutícula Inox 722 – Mundial (aqui)
. Alicate para Unha – Merheje (aqui)
. Espátulas Inox Profissional para Unhas – Merheje (aqui)
. Kit Espátulas para Unhas – Avon (aqui)
. Aparador de Cutícula – Océane (aqui)
. Palito de Unha Finish To Nails – Océane (aqui)
. Palito Basic – Merheje (aqui)
. Palito de Unha em Aço Inox – Tramontina (aqui)
. Kit 5 Lixas Cores Sortidas – Avon (aqui)
. Lixa Modeladora 4 em 1 – Kiss Ny (aqui)
. Lixa de Inox – Mundial (aqui)
. Lixa de Vidro para Unhas – Tramontina (aqui)
. Algodão em Bolas – Needs (aqui)
. Kit 5 pincéis para unhas – Santa Clara (aqui)
. Kit Pincel Boleador – Macrilan (aqui)
. Kit Com 12 Enfeites De Unha Coloridos – Zêal Rôse (aqui)
. 12 cores de corações – Lizun (aqui)
. Disco de Enfeites Dourados e Prateados – Guo Ji (aqui)
. Pedraria para Unhas https://bit.ly/3h6KRcX
. Adereços para Unhas – Bellitz (aqui)
. Kit Glitter Flocado Holográfico (aqui)
. Kit Flocos de Glitter (aqui)
. Esponja para Maquiagem (aqui)
. Fita Adesiva – Scotch (aqui)
. Spray Secante – Impala (aqui)

. Seda Base – Risqué (aqui)
. Base para Unhas 7 em 1 – Granado (aqui)
. Base Fortalecedora – Beauty Color (aqui)
. Base Fortalecedora de Unhas – Dermage (aqui)
. Base Nail Strengthener – O.P.I (aqui)
. Base Status Off – Dailus (aqui)
. Base Cobertura Extra Fosca – Impala (aqui)
. Esmalte Gel Top Coat – Colorama (aqui)
. Top Coat Extra Life – Revlon (aqui)
. Óleo Secante – Colorama (aqui)

{Fotos: divulgação Instagram @vicceridono, @imarninails, @laurenladnier e @paintboxnails}