#RotinaDDB: Tônicos faciais para um boost no skincare

Vocês já devem ter notado que na minha rotina de skincare sempre uso um tônico – é um complemento à limpeza e também prepara para a etapa da hidratação, e é o que uso de manhã em vez de lavar o rosto com algum sabonete (tem post sobre isso no DDB!). Estava há séculos prometendo uma seleção de ótimos tônicos que são fáceis de comprar no Brasil, chegou o dia!

Não existe só um tipo de tônico, é importante escolher um adequado ao seu tipo de pele – os tônicos “tradicionais” são do tipo adstringente, perfeitos para a pele oleosa. Mas depois do boom dos produtos asiáticos, passamos a conhecer a tal loção ou essência, que também tem função de tônico, mas com ativos mais hidratantes, perfeito para peles normais a seca.

Eis nossa seleção:

PARA PELES OLEOSAS

. Tônico Facial Blemish + Age Solution – Skinceuticals (aqui) Com ácidos glicólico e salicílico e LHA em sua composição, ele é ótima aposta para peles acneicas não só por reduzir a oleosidade e diminuir a aparência de cravos e poros, como também por potencializar a renovação celular ajudando a uniformizar o tom e o relevo da pele. Tratamento potente!

. Tônico Iluminador com Vitamina C – Adcos (aqui) Excelente para quem tem a pele mais madura (mas vale para todas as idades), já que a associação de vitamina C ao ácido ferúlico, entre outros ativos, atua na flacidez e no viço da pele, além de deixá-la mais iluminada. Também ajuda a balancear o pH controlando a oleosidade.

. Tônico Adstringente Normaderm – Vichy (aqui) Sensação de refrescância e ação purificante e calmante tornam ele um ótimo aliado de quem tem tendência à acne. A água termal ajuda na limpeza e suavização, enquanto os ácidos glicólico e salicílico auxiliam na redução da oleosidade, na textura da pele e na aparência dos poros.

. Tônico Adstringente Facial Controle do Brilho – Nivea (aqui) Garante limpeza profunda ao mesmo tempo em que o extrato de água marinha controla a oleosidade e a vitamina B5 auxilia na renovação da pele. Boa aposta para tirar resíduos de maquiagem e outras impurezas.

. Tônico Detox Adstringente Chronos – Natura (aqui) Limpeza profunda com ácido salicílico e tecnologia de detox celular que eliminar toxinas das células potencializando os tratamentos que vêm em sequência.

. Loção Tônica Purificante Vinopure – Caudalie (aqui) Pele mais radiante e poros menos aparentes instantaneamente. Além do ácido salicílico, contém polifenóis da uva e óleos essenciais orgânicos que purificam a pele. Mais uma excelente opção para limpeza com capricho total.

PARA PELES NORMAIS E SECAS

. Tônico Facial Lotion Tonique Douce – Nuxe (aqui) Suavidade na medida na hora de preparar a pele sensível para receber tratamentos mais específicos. Com glicerina, alantoína e águas de rosa damascena e de hamamélis em sua composição, ele purifica, acalma, hidrata e acelera a renovação da pele.

. Hydra Beauty Micro Liquid Essence – Chanel (aqui) Revitaliza e energiza a pele imediatamente e, com o passar dos dias, garante um aspecto fresh e tom uniforme. Sua fórmula ultra tecnológica leva células frescas de camélia e PFA de Camellia Alba, exclusividades da marcas que estimulam a renovação, restauração e hidratação da pele. Também contém ácido hialurônico e glicerina, entre outros ativos.

. Loção Facial Gokujyun – Hada Labo (aqui) Por ser de uma marca japonesa, tem total a pegada mais hidratante das loções asiáticas. Pele macia e hidratada sem a sensação de grude ou óleo graças à união de três tipos de ácidos hialurônicos. Pode ser usada em todos os tipos de pele – ótimo para intercalar com tônicos mais adstringentes no caso das peles oleosas.

. Tônico Cacao Moist and Mild Toner – Benton na Kollab (aqui) Mais um representando a categoria de loções asiáticas, agora um coreano. Tem extratos botânicos que repoem a umidade da pele.

. Loção Hidratante Facial Treatment Softener – Shiseido (aqui) Também japonesa, a Shiseido tem essa ótima loção que mantém a hidratação da pele por até 24h, além de melhorar instantaneamente a aparência de linhas finas e iluminar o rosto.

{Lembrando que os posts de #rotinaDDB não são publi, e que é sempre importante consultar um dermatologista}.

{Ilustração: @brunaillustrations para @diadebeaute}.