Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Maquiagem para negras (+ vale pra todo mundo)

25/01/10

Então, antes de começar esse post eu devo dizer que nunca entendi o porque de receber comentários do tipo “mas Vic, você não vai falar sobre maquiagem para pele negra?”. Eu realmente acredito que não existe nenhuma diferença na maquiagem das negras – tirando o fato de que pode ser mais difícil encontrar produtos pra pele como base e corretivo. Pra mim sempre foi uma questão de encontrar os tons certos, coisa que eu também tenho que fazer sendo branca como um fantasma! Mas as dicas sempre foram universais, pra cada uma adaptar a sua realidade. Não tem essa de que porque eu sou branca, tudo o que falo aqui só serve pra mim. Pelamor né, isso ia ser um lixo de blog hahaha!!!

Então eu realmente achava que vocês, negras queridas, tinha algum complexo estranho. E pra tirar a dúvida fui conversar com a maquiadora e treinadora da MAC, Kátia Araújo, que é negra e bem, entende bastante de maquiagem.

A Kátia em ação no camarim – onde eu fiquei alugando ela!!

E sabem qual foi a primeira coisa que ela me falou? “Eu uso tudo sem restrição, o fato de ser negra não interfere”.

Ah tá. Eu SABIA!

Fiz ela me contar vários produtos que adora pra vocês verem que sim, negras podem usar de tudo, sombra marrom, batom rosa, blush rosa, sombra colorida etc etc. A única dica é: “cuidado com cores claras demais, é como um giz num quadro negro, pode ficar muito gritante”.

Agora, antes de começar com os produtos, atenção: a Kátia é treinadora da MAC então é claro que todos os produtos que ela cita são da marca, mas a ideia principal desse post é mostrar como vocês negras podem se aventurar além do bronze e do dourado. Então se MAC está fora do seu orçamento, procure em marcas mais baratinhas que certamente você vai encontrar substitutos!! Vocês tem que fazer um pouco do trabalho né, e experimentar maquiagem é uma delícia. Mas coloquei aqui os tons (tem no site da MAC) pra dar uma noção!

. Para fazer a boca nude ela gosta do ba

tom Blankety, do Viva Glam II, do Siss e do Honeylove. Boca nude fica linda em negras

. Pro batom rosa ela conta que o Snob fica claro demais, e prefere o Faux, o Pink Plaid e o Pink Nouveau. “E também adoro o Up the Amp, que é meio lilás”

. E cores vibrantes? Ela ama os vermelhos Ruby Woo e Russian Red (notem que são meus favoritos também), o Dubonet que é mais fechado e adora usar laranja, tipo o Vegas Volt e o Morange, supervivo, “mas esse tem que acreditar!!”

. De sombras ela conta que os tons de bronze e dourado são clássicos mas ela ama a Humid, um verde folha, o blush Frankly Scarlet usado como sombra – fica vinho, é o que ela tava usando no dia, superlindo – o Paint Pot Rubenesque, um bege pêssego. Entre as marrons favoritas estão a Embark e a Mistery (mais acinzentada). E pra iluminar ela gosta da Woodwinked e dos pós brilhosos Mineralize como sombra, pra dar aquele acabamento fino e rico

. Além do lápis preto ela recomenda o verde Minted, “é belíssimo!!” e o bege (ela tava usando o do Duda Molinos haha, shh!) “lápis branco já fica exagerado, prefiro o bege que dá o mesmo efeito mas é mais discreto”

. Blush? É CLARO que negras (e morenas!) podem usar blush rosa – eu não sei quem foi que falou que não podia… Kátia adora o Coygirl, o Pinch Me e o já citado Frankly Scarlet. Dos marrons ela gosta do Raizin e do Format

. Agora iluminador. Ela contou que até usa os mais claros, tipo o Silver Dusk (que é meu queridinho!!) mas daí tem que aplicar com parcimônia. “Mas sou viciada nos Mineralizes, e tem o iluminador em pó solto Golden Bronze que é o máximo”

Espero que as dicas sejam úteis – e que vocês tenham aprendido a lição principal desse post: TESTAR e OLHAR NO ESPELHO são fundamentais para a maquiagem. Não é olhando de longe e imaginando como fica que você decide se vai ou não usar uma cor diferente.

(Fotos das cores tiradas do site da MAC)

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

84 replies on “Maquiagem para negras (+ vale pra todo mundo)”

Gente, eu sempre achei que as mulheres negras ficam muito bem de rosa, especialmente os tons mais vivos. Eu nao sabia que existia essa “regra” (ou esse mito, melhor dito) de que negras nao podem usar rosa. Choquei.

Eu sou mulata (parda, negra, enfim…) e acho bacana qualquer matéria, post, propaganda, “para negras”, é um mimo, até porque dinheiro não tem cor, né?
E base e corretivo, encontrei até de marca barata, eu que comprava errada, achando que deveria ser o penúltimo tom da paleta, quando a consultora me indicou um tom bem mais aberto, pensei que ia ficar mascarada e ficou ótimo. Consultoria é tudo!!rsrs

Vic,amwiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii as dicas de maquiagem para a pele negra. Eu tinha muita dúvida com relação as cores NUDE e ROSA,nao sabia se realmente combinava comigotinha um pouco d receio em usar(mas depois desse post uso e abuso dessas cores),muito obrigadaaaaaaaaaaaaa…
Valeu por vc existir..rsrs

Bjoss!!

Olá Vic!

Concordo com vc! Sou negra e sempre usei de tudo, é claro que tenho minhas preferências! Além disso, acho que hoje temos muitas opções para o nosso tipo de pele, na época da minha mãe não era assim. No Natal ganhei um batom da MAC chamado Dark Side ficou ótimo pro meu tom de pele.

Beijos

oi Vic tudo bem???
sera q vc sabe o nome daquele esmalte prata da chanel q aparece numa foto so de mao!

beijos

Oi, Vic…
Sempre concordei que a questão é saber experimentar, fuçar… Sou negra, sempre gostei de maquiagem, mas não sabia, era insegura. Depois que comecei a me aventurar, uso tudo quanto é cor de batom… Adoro batom, é quase uniforme pra mim, gosto de tudo quanto é cor e textura, mas prefiro os mate. Não gosto muito de sombra, fico sempre no preto-marrom-dourado e às vezes me aventuro com um azul-roxo-verde. Mas a minha preferência por essas cores se dá simplemente por achar que ficam boas em mim. As outras mulheres negras da face da terra ão têm nada a ver com isso. Dia desses eu vi a Taís Araújo de sombra azulona e achei lindo de viver. Aconselho as pessoas a ousarem mais, fazer igual método científico: observação e experimentação.
E com pele, descobri a minha solução: trato muito bem, uso filtro solar 30 faça chuva faça sol, em casa, na rua… E depois que adotei o hábito, minha pele mudou pra melhor… Não tenho manchas, não tenho irregularidades de cor… assim, posso dispensar a base (minha pele é oleosa), uso só um primer e um pó leve e um pouco de blush. Corretivo, muito de vez em quando, só nas olheiras se elas estão ofensivas. Mas essa sou eu… Outras podem encontrar outras soluções. Mas tem que tentar.
Beijos

Olá…

Fiquei feliz em ver este post. Pode não parecer, mas existe uma dificuldade grande de encontrar bons produtos para a pele negra. E apesar de a mulher ser vaidosa e gostar naturalmente de se cuidar, a maioria das empresas parece se esquecer desta fatia do mercado. Os blushes e sombras não chegam a ser um problema se comparados à saga das bases e corretivos.

A Maybelline, com sua Dream Matte Mousse, é perfeita. A Natura com algumas cores de blush da linha Diversa também. Mas não posso deixar de lado a Vult que tem sombras com cores bem pigmentadas e que favorecem qualquer tom de pele. Então, concordo quando diz que a grande dica, a dica de ouro, vamos dizer assim, seja a experimentação constante. Inclusive acabo de comprar uma sombra MAC que vi aqui. E olha que nunca imaginei que algo desta marca ficaria bom em mim.

Mas penso que seja qual for a marca, independente do preço, testar vale a pena: tem pra todo mundo.

Valeu as dicas. Adorei saber mais.

Beijos.

Ah, notei uma coisa: no site da Sacks, praticamente todas as cores indicadas (de todos os produtos) estão esgotados. Parabéns, Vic. Beijo!

Vic,

Eu já tinha comentado sobre vc fazer uma matéria dessas e pronto! E vc fez, obg! Virei sua fã!!!! Vou procurar acompanhar sempre seu blog! Parabéns!!!!!!!!

Suas dicas foram excelentes, mas acho que voce se esqueceu de perguntar á ela, quais os numeros de bases perfeitas para peles negras, isso seria uma dica importante.Seria possível voce nos falar isso, desde já agradeco.Beijos.

Vic, parabéns pelo post. Tenho acompanhado seu blog, mas só hoje vi este post. Dicas valiosíssimas. Já uso o blush Raizin de leve na minha pele, porque ele é um marrom bem fechado mesmo, mas minhas paixões são os blushs da NARS, que caem maravilhosamente bem na pele negra. Minha paixão é o Exhibit A, um vermelho alaranjado lindão, que me deixa com um corado muito natural. Amo tb o Taj Mahal bem de leve, por causa do brilho excessivo dele, o Taos, lindíssimo, e o Torrid, com certeza, o Orgasm para pele negra. O torrid, apesar de ser coral com shimmer, me dá a sensação de estar com um lindo rosinha nas bochechas. No final de semana passei e pensei: "Nossa, quem diria que usaria um blush rosinha!". Maravilhoso! Parabéns a NArs, Mac, por pensarem em peles mais aquecidas. Te digo, não é complexo, não é fácil mesmo achar tons naturais na nossa pele. É claro podemos brincar com texturas e tons para alcançar o efeito desejado, mas é bom encontrar produtos que, de cara, caiam bem.

Adoro seu blog. Pego altas dicas aqui, Beijos

OMG! Apaixonei pelo seu blog eh perfeito!!! Descobri recentemente uma paixão por maquiagem e como sou negra esse post foi minha salvação hahaha (mas sempre achei que pudesse usar de td msm) mas agora tenho por onde começar…
Tks!
Parabéns pelo trabalho!

Adoro o blog!! Comecei a ficar louca por maquigem graças a este blog querido!!!
Minha duvida era usar batom vermelho e qual seria o blush certo.
Acho o Ruby woo super sofisticado!!!!
Tinha medo de usar batom vermelho, mas depois deste post vou correndo comprar o meu!!!!!

Vic, chuchu…

Vc viu a qtde de meninas negras/mulatas/morenas/pardas/latinas (e até orientais!!!) te agradecendo?

Achei lindo isso…

Para vc (e para mim, q sou morena clara/parda já "experimentada") é óbvio que não existe problema de cor para diferentes peles (é tudo uma questão de descoberta).

Mas qdo se é bombardeada todos os dias com milhões de propagandas com meninas brancas, loiras e de olhos azuis… vc começa a se perguntar se tem algo de errado com vc… kkkkkk… q deprê isso… mas qdo eu era adolescente, isso era f* de experienciar.

Aí vc acha que é uma alien, que as maquiagens simplesmente não foram feitas para vc…..

Daí o papel importatíssimo (íssimo íssimo e íssimo!!) da mídia em trazer todas as etnias à pauta para que todas vejam (principalmente as mais jovens e mais vulneráveis à imagem) que são LINDAS!!!

Amei teu post, fofa!

Continua mandando bala! (e mostrando que somos todas, todas sem exceção, sommes très belles!!!)

Bjk!

Karla

eu sou morena adoro maquiagem só que as vezes as maquiagens não conbinan mais achei a ideias de vcs maravilhosas

Preciso que me indique um tom pra blush adoro um da cntem 1g mais quero mudar pra MAC, não gosto muito dos dourados, mas me indique um fique a vontade sou morena escura.

Adorei o post, apesar de não ter nenhuma dificuldade com cores de sombra… aliás amo usar e ousar nas cores.
Mais tenho dois enormes problemas, sombra preta opaca acho meio estranho…
E tbm para comprar base.
Onde encontrar a Kátia? Se for possível?
tayla.robert@ig.com.br

Olá, gosto muito do seu site, desde a época do blog… Mas acho que o fato de nós negras pedimos posts específicos para a pele negra, é um reflexo da nossa invisibilidade na tv, na internet e no mercado de consumo. Não é complexo estranho, é reação. Hoje graças a Deus isso mudou, mas me lembro muito bem que as marcas não tinham nada que servisse para pele negra, tudo pouco pigmentado e bases que nos deixavam acizentadas, minha mãe tinha pouquissímas opções, mesmo de sombras… Bom faz 13 anos que eu adentrei o universo de maquiagem e posso dizer que ainda não está ideal, mas as coisas melhoraram muito. Hoje posso comprar em diversas marcas e tem bem mais opções de base e pó e como as sombras melhoraram a pigmentação, dá para usar de tudo… No mais, achei o post mara, super didático e colorido, como tem de ser!

E sobre as dicas, a Quem disse Berenice tá com um lápis verde, tipo o Minted da Mac bartinho… e o Duda Milinos tem um iluminador lindo (todos com brilho).

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: