Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Loucura louca: cores de base e corretivo na MAC

02/12/09

Já aviso: o post é grande

Não tem como evitar: quanto mais complexo e elaborado, mais dá nó na cabeça de nós pobres mortais. Vide a repercussão do post que fiz sobre o Studio Fix, a BASE em pó da MAC (eu arrumei um pouco o texto lá porque muita gente não captou que ele é de fato uma base).

base mac

Voltando a complexidade, na minha cabeça, principalmente aqui no Brasil, quanto mais variedade de tons de produtos de pele uma marca tiver, melhor: mais chances da pessoa acertar. A MAC não só tem muitos “números” como tem nuances, mas isso em vez de facilitar acaba complicando a vida de muitas meninas. Ontem estive com a Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC no Brasil, e pedi pra ela tirar todas as dúvidas a respeito das cores das bases/corretivos que apareceram aqui.

Vou tentar ser o mais didática possível, se tiverem dúvidas deixem nos comentários que eu tento ajudar – só não vale perguntar “vic qual é a minha cor” e coisas desse tipo porque eu realmente não tenho como ajudar nisso ahahah, e pelamor: não perguntem coisas que já tão aqui no post senão eu fico louca!

O que é NC e NW?

Neutral Cool e Neutral Warm. Existem 2 subtons de pele, o frio (amarelado) e o quente (rosa). Além disso na MAC você encontra produtos que são só C ou só N, segue o mesmo raciocínio. A Face&Body por exemplo, só tem C e N, não tem NC nem NW.

Estamos falando de BASE hein! Corretivo já já.

Aqui no Brasil o mais comum é pele amarelada – e não importa se você é branca como um fantasma ou negra porque é o subtom. Então teoricamente, se você é amarelada, vai na NC e se é rosada vai na NW.

As cores de base mais vendidas na MAC do Brasil são NC 40 e C4.

Aí você pensa, mas como eu sei o que eu sou? Bem, treinando o olho você até consegue ver ali o fundinho amarelo ou rosado, mas o ideal, não tem jeito, é EXPERIMENTAR! Fabi mesmo diz que às vezes tem dificuldade de saber com precisão só de olhar, então tem que testar e NO ROSTO. Na dúvida coloque as duas variações, “seu rosto vai te dizer qual cor é a certa”, diz Fabi.

Realmente, comprar pela primeira vez pela internet pode ser arriscado, mas digo uma coisa com meu conhecimento empírico: eu, e tenho certeza que muitas outras também, consigo usar alguns tons diferentes e todos ficam bem, porque no fim das contas essas diferenças são meio sutis. Tipo, eu tenho um Studio Fix NW 20 e um C4 e minha Face & Body é N1.

Bizarro, mas é verdade. Mas eu não fico aflita, simplesmente uso e dá super certo! Qual é o resumo disso tudo? Você não precisa se desesperar se vendedores diferentes indicaram cores diferentes pois elas podem ser similares, você deve de preferência testar no rosto antes de comprar e contar com a ajuda de algum profissional (nas lojas MAC todos são) pode ser uma ideia sábia.

Agora, o CORRETIVO

“Se a cor da olheira é diferente da cor do resto do rosto, COMO o tom do corretivo vai ser igual ao da base??” pergunta Fabi.

Esperta ela né? Faz todo sentido.

As olheiras também têm subtons, mas nesse caso o bacana é usar o corretivo pra NEUTRALIZAR em vez de complementar. Então fica assim:

Olheira avermelhada (quente) + NC
Olheira arroxeada (frio) + NW

Mas ó céus como eu vou saber o subtom da minha olheira? Gente, eu também não sei o da minha se alguém perguntar. Você passa o negócio no olho e vê o que fica melhor. Eu só sei que uso NC 15 ou 20 e sou feliz. A Fabi também é adepta do método “NC num olho, NW no outro, e vê qual fica melhor”.

Se você ficou ainda mais confusa lendo isso tudo, vai piorar agora: às vezes ela mistura NC com NW pra chegar na cor ideal.

Gente, essa coisa de pele é quase uma alquimia, é muita nuance e pode virar uma neurose. Respirem fundo que vai dar tudo certo, mesmo se você não souber seu subtom, ou não conseguir descobrir até que uma MAC chegue na sua cidade. Isso não faz de você uma pessoa pior!

Então desejo boa sorte a todas nessa saga, lembrando que eu não trabalho na MAC então tem coisas que eu realmente não sei, mas algum vendedor há de saber! São muuuuitas variações assim como muuuitos casos diferentes, então o bom é analisar cada caso separadamente, e isso infelizmente eu não consigo fazer!

Se você ficar muito triste, passa um rímel e pensa: ISSO SIM faz diferença!

Ah e mais: existem milhares de outras marcas, eu só fiz esse post gigante porque a MAC realmente levanta muita dúvida, e ela virou meio que uma medida, tipo se eu sou NC 25, qual cor da Dior devo usar? Então lembrem que existem outras marcas para vocês mergulharem também!

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

107 replies on “Loucura louca: cores de base e corretivo na MAC”

Agora vc se ferrou, tá sabendo que com esse seu último parágrafo, VAI TER que fazer o post com pelo menos algumas equivalências de MAC pra outras marcas, né? ahahahahahaha

Bom, posso falar uma coisa? (não sei se alguém já comentou a mesma coisa, espero não estar repetindo!) Pra não ficar muito subjetivo, uma forma fácil e que parece sempre dar certo pra maioria das pessoas pra “decifrar” o subtom:
– Se a grande maioria das suas veias forem azuladas, seu subtom é ROSA (W)
– Se forem esverdeados, seu subtom é AMARELO (C)
– Se ambas estiverem mais ou menos equivalentes ou for muito difícil identificar, você provavelmente é NEUTRA

Pros outros subtons (oliva, dourado, etc) eu não faço idéia de como identificar, PAREEECE que tinha um texto muito bom no site da Aromaleigh.

AHH, e um P.S bem importante:
No pulso geralmente TODO MUNDO tem umas veias azuis, não importa se você for a mulher mais amarela do universo.

Meninas, é chato o que vou escrever mas é verdade: amo o blog da Victoria e sou MACmaníaca…risos..Fico decepcionada porque às vezes as vendedores da MAC tentam nos empurrar cores que não são mais adequadas. ..elas sempre tentam nos vender as cores que tem disponíveis….Não estou dizendo que elas empurram a cor errada, não é bem assim…elas tentam vender a cor mais proxima da sua pele que tem em estoque para venda…a primeira vez que comprei a Face & Body insistiram que a C3 era correta – levei e depois descobri que a N2 fica melhor na minha pele – fui na loja de novo e a N2 tinha chegado, a vendedora concordou comigo. Depois disso, aconteceu várias vezes. Por isso, nunca compro na primeira vez…testo 02 ou 03 tons – somente quando eu decido procuro a cor exata.

AHHHHH, que raiva dá disso! Como dispensar educadamente os vendedores quando eles empurram coisas ABSURDAS pra gente?
Eu sou um tiquinho de nada mais clara que o NC15 (algo tipo NC12,caso existisse). Outro dia fui ao counter da NYX e a vendedora simplesmente NÃO QUERIA ME DEIXAR mexer nas maquiagens nº 1, 2 e 3, alegando que pra mim ficaria bom o SETE.
Odeio isso.

Meninas,
Uma dica, a referencia das cores entre os produtos muda muito…sou Face & Body N2 – Studio Fix N3 – Corretivo Select Moisturecover NW20 e quando testo outros corretivos o NW20 não dá certo – mudando a consistência do produto pode mudar a cor…

Quero MAC em Goiânia para poder testar tudo! Tenho uma studio fix NW25, mas gostaria de comprar os corretivos. Acho que vou ter que esperar a próxima viagem para SP..

Tatiana, não sei se pra vc fica melhor, mas no sábado, dia 5 de dez, abrirá uma loja MAC em Brasília, no Park Shopping.

Como vc é atenciosa com suas leitoras, Vic.
Você realmente faz por merecer todo seu sucesso.
Obrigada mesmo.

Oi, Vic, queria saber se é possível fazer esse monte de testes na loja da MAC, porque sou de Brasília e sábado haverá inauguração de uma MAC aqui e estou super ansiosa!

Obrigada, Vic! Sou de Fortaleza e estou esperando uma oportunidade para ir novamente a uma loja MAC para testar mais e mais. Os primeiros produtos MAC que comprei foram nos EUA e em cada loja (3 ao todo) me aconselharam uma coisa, mas não fiquei chateada, pois cada uma era muito próxima da outra. Sutil assim.

Voce tem razão quando diz que a gente pode se adaptar a mais de uma cor, eu uso o NW35 e o C4 e os dois dão certo. Eu sou bem morena mas uso protetor solar no rosto há muito tempo, de modo que minha pele está bem desbotadinha… mas quando passo o NW35 percebo que é um pouco mais escuro que o meu rosto limpo. O engraçado é que a impressão final é de que parece que não passei nada NADA no rosto, parece que é a cor que eu deveria ter se pegasse um pouquinho só mais de sol. Combina demais com meus braços e ombros (um pouco mais queimados).

O C4 fica bom, ele é a cor do meu rosto limpo… o problema é que meu rosto está bem claro porque fujo do sol, então eu preciso passar um blushzinho pra dar uma tapeada.

De todo modo, tudo fica lindo e adaptável. Se eu não for em uma loja pessoalmente, penso em adquirir pela internet um NW um pouco mais claro, talvez o 30 ou 25.

Uso corretivos: NC35 e NW25. A base líquida eu esqueci o tom, não uso muito, mas é a que mais se aproximou do meu tom de pele. A vendedora era negra e eu achei que ela tinha mais familiaridade com tons de pele morenos e talvez por isso tenha acertado em cheio!

Bom, no mais, obrigada again. Você é ótima!! Estou aqui doidinha para experimentar novas cores.

putz..vo ate sonha a noite com esse post..demais…vic,te adoro, meu sonho te conhecê..heheh

Oi Vic tenho muita dúvida sobre a BASE Studio Fix Fluid SPF 15 da MAC. é boa?? é semelhante a essa que vc postou em pó??? beijoss e obrigada
Adorei o post!!!

Oi Flávia,
Vou me meter e responder…hehehe…eu tenho a Studio Fix pó, e a líquida tb (btw, a cor é diferente!! hehe). Acho a líquida boa, mas fica com mais cara de “reboco”, é boa pra qdo a pele tá realmente caótica!! Já em pó uso TODOS os dias (qdo quero mais light passo com pincel gordo). Se é pra comprar só uma delas, mil vezes a Studio Fix em pó! Espero ter ajudado! bjs

Vic, tô me achando A expert!! hahaha…tenho minhas cores de inverno e verão pra Studio Fix e pro corretivo Studio Finish (NC 40/NW30 no inverno e NW35 pros 2 no verão), e funciona super bem!! Agora mesmo ando numa fase de misturar os tons tanto do corretivo quanto da base, pois não estou mais “branca” (ou melhor, bege…hehe) como no inverno, nem bronzeada ainda…e dá super certo!!
Sempre tive problemas com o tom da base, mas um vendedor da MAC me ensinou em NY há + de 10 anos q eu devia provar a cor no PESCOÇO, e não no rosto (o meu geralmente é mais branco q o resto de mim, já q uso protetor religiosamente) nem no braço ou mão…desde então nunca mais errei!!! hehehe
Tenho uma amiga q é rosa mas usa NC justamente para neutralizar o rosa da pele e fica ótimo!!
bjos e parabéns pelo post, cada dia vc se supera!!

Vic,
O Studiofixx C4 você usa quando está mais morena? Porque vi no site e parece uma cor meio escura.
Bjos!

Vic, mas se não é pedir muito, eu gostaria tanto que você falasse da face & body da MAC.
Eu sei que ela é beeem leve, o que eu já gostei só de saber, mas ouvi dizer que ela fica com um acabamento “molhado” na pele, daí fiquei em dúvida porque eu queria uma base com um acabamento natural mas que ficasse sequinha meio matte, mas se ela ficar “molhada” não rola.
beeijão

Gentee, tomei a liberdade de falar aqui que da pra conseguir o studio fix no ebay por uma média de 20 dólares, se voce ja fez os mil testes e achou o sua perfect, vale a pena pq fica beeeem barato se comparar com as lojas no Brasil e ainda da pra arriscar um lances no leilão, compro TUDO por la, e nunca tive problemas, só peço que cuidem com o vendedor ok?Site sempre tem aquele risco né?
Vic, vc é suuper, adoro seu blog, não consigo deixar de ler todo dia!Ja estou quase precisando de rehab do diadebeautè. beijooo

Ei Vic!

Que maravilha de post!

eu super concordo com vc, existe muita vida alem de MAC, mas…

fui a Dior semana passada pra adquirir uma diorskin forever e eles simplesmente nao possuem meu tom, pq todos ficaram muito claros

meu tom na MAC eh NC42, mas ando usando tons ateh mais claros, pq estou morando na Inglaterra e meu rosto nao ve um sol a meses…

eu ja estou super palida,,,imagina as morenas como eu que moram no Brasil ou as meninas que sao negras…
foram que se tratando das marcas faceis de achar como avon ou natura, elas dificilmente vao ter mais que 5 tonalidades de cores… eu Nunca tinha achado um tom adequado pra minha pele morena antes: era sempre ou claro demais ou pra pele negra, que fica escuro pra mim….

eu acho que nada no mundo se compara ao acabamento da diorskin forever, mas… a MAC foi ate a unica agora que se lembrou que existem mais que meia duzia de tons de pele… rssss

bjs!

Vic, outras siglas que a MAC usa são nas sombras, para determinar as texturas, e ajuda muito saber o que cada uma significa na hora de comprar pela internet:

FROST (F): Brilho iridescente que adiciona luz a qualquer cor.
LUSTRE (L): Suavemente perolada; intensamente cintilante com acabamento ultra fino.
MATTE (M): Cor de alto impacto e acabamento 100% opaco.
MATTE² (M2): Acabamento intenso, opaco com maior concentração de cor.
SATIN (S): Tom puro com aspecto acetinado. Promove um brilho suave, sutil, leve.
VELUXE (VLX): Rica em pigmento ultra finos. De suave aplicação. Promove acabamento opaco, porém sedoso.
VELUXE PEARL (VP): Tons vibrantes. Suave como veludo. Brilho metálico. A sombra Veluxe, agora adicionada com brilho perolado.
VELVET (V): Acabamento suave com alta intensidade de cor. Tem aspecto e toque aveludado.

beijos

Olha se ajuda, eu posso explicar melhor como saber sua propria cor –

Na europa fica mais facil ja que a miscegenacao de racas nao e tao grande como no Brasil, onde todo mundo tem um pouco de sangue daqui e dali.

Mas a principio, europeus do norte ( alemanha, escandinavia, reino unido, polonia) tem pela clara, olhos claros, cabelo loiro ou ruivo e tem pele COOL ( que quer dizer ‘fria’, sao coradas na bochecha, ou coram facilmente por que as veias sao mais aparente por que a pele e mais fina) Simples – se foce parece um pessego, corada, fica vermelha de vergonha, tem olhos claros, a cor azulada de suas veias sao super aparentes, voce certamente tem subtone COOL. Claro que existem variacoes, ja que sua mae pode ser Cool e seu pai Warm, e voce tem cabelo castanho, olho verde e a pele e meio bege, meio creme.

A pele amarelada, ou aqui na Europa se fala Olive SKIN ( cor de azeitona), e proveniente dos paises mediterraneos como Espanha, portugal, sul da Italia, grecia, turquia e todo o oriente medio – Se voce for libanesa, grega ou espanhola, ha grande chance que sua pele seja Oliva ou Warm – amarelinha. Voce teria a pele quase toda da mesma cor, sem muita diferenca nas bochechas ou nariz, no inverno voce fica palida como porcelana e precisa de blush, suas veias nao nao tao aparentes, o seu cabelo castanho ou preto, olhos verdes ou castanhos. Again, isso tudo e relevante a sua descendencia e misturas de racas.
Exemplos: Warm/ amarelas: Catherina Zeta Jones, Olivia Palermo, Natalie Portman, angelina Jolie, Leighton Meester, Winona Rider, kate Milddleton, etc etc ( Drew Barrymoe e excecao, ja que e clara mas tem pele Warm)

Cool/rosadas: Cameron Diaz, Blake Lively, Kate Hudson, Gisele Bundchen, Scarlet Johanson…

Bobby Brown said in her Make up book that Warm/ Amarela e a pela preferida de quase todas suas celebridades ja que e mais ‘ parelha’ ( even). Eu tenho a pele bem rosada (mesmo) mas uso maquiagem pra deixa-la mais porcelana, preferindo os tons amarelos bem claros, NW2 da Mac.
Cleyenne @ prendadepaete.com

Sempre ouvi falar que corretivo tinha que ser mais claro que o tom da nossa pele, mas eu acho tão uó umas amigas minhas que tão sempre com as olheiras super brancas, parecem uns palhaços! Hahhaha
Aí eu fui meio doida e escolhi meu corretivo NW30 e face&body C3 tudo pela internet (primeira vez comprando MAC), aproveitando que meu pai tava nos EUA. Quando abri a caixa fiquei com medo de que o corretivo fosse ficar muito escuro e a base clara demais… pelo contrário! Ficou perfeito! Amei! E nem tinha noção disso de cool e warm, aprendi agora lendo o post! Vou ficar mais atenta a isso nas próximas comprimas… hahaha
Beijão, Vic!

Acho super complicada essa coisa de NC e NW, nunca entendi direito qual é meu tom. Sempre pensei que fosse NW, porque tenho a pele meio rosadinha, mas aí, fui ao Rio e corri na MAC, daí a vendedora passou o studio fix em mim, e voilá, era NC. o.O E o mais estranho, NC35, pra mim que sou mega branquinha. Quando entrei na net pra ver, as meninas com o tom de pele parecido com o meu, são todas nc20 ou 25, mas tipo, o studio fix ficou perfeito na minha pele. Ou a vendedora disse errado, ou eu to doida. huauhahuauhauh
Enfim, to com uma amiga nos states que tem o tom de pele um pouco mais escuro q o meu e o dela eh nc40. Ja encomendei o meu com ela, vou me jogar no nc35 e vamos ver se vai dar certo.

Ah, adorei o post, porque deu pra explicar melhor isso de cool e warm.

Amamos o post (aqui em casa vc tem 4 leitoras) !!!!
Vc conhece alguma marca nacional que vende maquiagem com sub tons?
bjão!

amei este post, Vic! era meu sonho (a exagerada!) saber a diferença entre NC e NW. agora não erro mais! bjos

Ai Vic, me tira uma duvida!!
minha face and body é C6, meu studio sculpt é NW30, minha base mineral é medium deep(esses produtos todos foi a maquiadora da MAC gringa que me indicou) e a minha studio fix é NC42 (que foi um outro maquiador da mac brasileiro) vc acha normal as cores serem diferentes, vc acha que os maquiadores gringos tem a mesma percepçao do que a gente(mulheres-brasileiras-com-pele-morena) precisa? tenho a impressao que eles tem tendencia de indicar produtos mais “escuros” que o normal,sei la..

senao, AMEI o post maravilhoso!! espero resposta Vic!

Vic, sou branquinha como vc, o seu Loose Powder do Armani é a cor porcelaine ou porcelaine rose? Vou pedir para mamis trazer para mim de NY e por isso não poderei fazer o “test drive” !!!

Tks. Beijos

agora eu não sei mais o que fazer , acho que o meu corretivo é nw30, e eu sempre achei ele mto avermelhado. vou prestar atenção, pq eu sempre achei que ele estava errado pra minha pele, mas como comprei em 5 segundos no free shop…….

Vic, vc escreveu que as cores quentes são as de fundo rosado, mas rosa é uma cor fria, e amarela é quente. eu acho que vc confundiu, NW deve ser pra peles de fundo amarelado e NC pra peles de cores frias.
Ou estou falando besteira?
Mas fora isso, o post é muito explicativo! Gostei!
Beijos
Isabela

aaah, ha quanto tempo as pessoas não esperavam um post desse?

Vic, obrigada por nos dar uma luz, hahaha

Aposto que as pessoas ja tiveram pesadelos com: ”NC NW N C N NW C C NW N C NC NW C N N ”

Parece até comunicação em código..

Parabens pelo blog Vic, beeijo

mas então, contrariando os pedidos da Vic… alguem ai é NW25 de corretivo? Que cor de base voces são?

hehehe desculpa, não podia ficar sem perguntar..

Eu uso o Studio Fix NC40 e penei p descobrir…agora tow entendendo tudo direitinho!!

Obrigada VIc, vc eh muitoooo fofaaa!!!

Fui a inauguração da MAC aqui em Brasília e descobrir que sou NC20 na base e NW20 no corretivo. Fui maquiada pela Juliana (uma fofa!) e tb conheci a Fabiana Gomes (outra fofa!).
Foi muito legal, a loja estava hiper lotada (não dava pra mexer sem esbarrar em alguém!).
A gerente teve que chamar reforços pra atender toda a mulherada que estava lá!

MENINAS DE BRASÍLIA, TEMOS MAC!

Post grande mas bastante informativo, eu já conhecia essa história de NW e NC e a primeira vez que fui à MAC, a maquiadora testou uns 4 tons e achou que me ficava melhor o NW25 (realmente lá na loja parecia que sim) mas depois com o uso vi que ficava demasiado escuro, e então voltei à loja e era outra maquiadora e comprei o NW20, voltei em casa e ainda estava escuro mas já camuflava muito melhor as olheiras, passados uns tempos vi que uma prima minha usava o NW15 e resolvi experimentar, e daí que ele ficava bem mas se fosse ligeiramente mais escuro, então, eu misturei o NW20 e o NW15 e cheguei à minha cor de corretivo. Às vezes só depois de muito experimentar é que se chega ao que fica melhor.
Bjo

oi vic! vi em alguns coments acima e tb to com uma dúvida:fiz uns cursos sobre cores, subtons de pele, tals. e aprendi que quem é Cool tem subtom rosado, e quem é Warm tem subtom amarelado… e no post está ao contrário… uma das meninas escreveu que na Mac é ao contrário mesmo, mas to confusa! rssss
juro que não queria te dar mais trabalho, mas sério… tá confuso mesmo…
sorry!
bjs

Ótimo post! Eu nunca fiquei com muitas neuras se eu sou NC NW ou whatever e também acho que a melhor coisa é testar. Meu corretivo é NW 30 e minha base studiofix é NC 30, funcionam perfeitamente em conjunto, então pra que neura não?

Lendo os comentários, vi que tive muita sorte… entrei numa Mac gringa e uma maquiadora top fez uns testes e decretou: NC25 base / NW20 corretivo.
Só no verão que as coisas complicam… hihihi

Me senti a pessoa mais mega excluida do universo
Eu por acaso sou a unica pessoa por aqui que usa N puro?
Tanto que na explicação teve sobre NW sobre NC sobre C mas sobre o N não teve nada…
meu studio fiz é o N 4 que apesar de ser 4 é super claro… tenho uma amiga C4 que o fix dela é para pessoas morenas heheh sou muito branquinha

queia saber qual a diferença real de N para as outras nc e nw. queria uma outra base e realmente não sei para onde ir… ja testei nw e nc mas realmente estas nuances ficaram muito fortes em mim… muito amarela ou muito vermelha to começando a achar que minha pele é desprovida de subtons…
olha minha cor… help

http://www.flickr.com/photos/milla-makeup/4076896530/?edited=1
http://www.flickr.com/photos/milla-makeup/3793102161/?edited=1

Relendo os posts antigos e rindo muito… ´Se você ficar muito triste, passa um rímel e pensa: ISSO SIM faz diferença!´ :) ;)

vi uma reportagem na televisao. que tem avon na inglaterra. gostaria de comecar a vender.sou brasileira, mais casei e estou morando na inglaterra. gostaria de saber o que faco para vender avon aqui.,obrigado.

Não gosto de usar um monte de coisas o rosto, preciso ser muito prático, pois meu tempo é curtissimo, por isso preciso usar um produto que faça a função de base e pó ao mesmo tempo. Então durante o dia uso um produto da shiseido que é base e pó ao mesmo tempo e com proteção solar(sun protect compact fundation)na cor sp60. Preciso de um para usar a noite, me indicaram o dual finish da lancome, portanto, gostaria de saber se o studio fix faz esse mesmo efeito?

ola,gostaria de saber se vc sabe se tem uma cor da mac mesmo semelhante ao studio fix c2. obrigado

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: